sábado, 4 de fevereiro de 2012

Formação de coordenadores e núcleos


Tendo iniciado no dia 4 de fevereiro, às 14h00min, a formação foi dividida em três momentos: terço, formações e adoração.


É como muita satisfação que iremos transmitir aos demais tudo o que vivemos e aprendemos nesta tarde. Boa formação e que a paz de nosso Senhor Jesus esteja com todos!

Grupo de Oração: Tesouro de Deus

Conceição (Formadora)

O Grupo de Oração é um tesouro que Deus nos deu, mas será que estamos zelando e extraindo as maravilhas que dele devemos tirar? Para responder a essa pergunta, é necessário que saibamos algumas coisas relacionadas ao Grupo de Oração.

O que é o Grupo de Oração?

“É a célula fundamental da RCC (Renovação Carismática Católica)”. Nos grupos de orações, as pessoas devem encontrar uma fonte para saciar a sua sede, fazendo-os compreender de que somos herdeiros da graça de Jesus. “O Grupo de Oração é um meio que nos possibilita descobrir o desejo de Deus e nos dá condições de chegarmos aos tesouros do céu.”

Qual a missão do Grupo de Oração?

O grupo de oração possui algumas missões: batismo no Espírito Santo, levar os participantes a conhecer o desejo de Deus, anunciar o amor infinito e incondicional de Deus (Isaías 43,4-5), conversão de vida (Lucas 1, 38), resgatar almas para Deus (Isaías 43, 3 e Mateus 1,21), ter uma vida de louvor, propagar a paz (Efésios 2, 14), propagar a unidade, motivar a necessidade de oração pessoal e comunitária, motivar a freqüência aos sacramentos e motivar o comportamento de vida com Deus e com os irmãos (I João 4, 20).

Formação de um Grupo de Oração

Para se construir um grupo de oração se faz necessário: o carisma da coordenação (João 15, 16), ministério de coordenação e coordenação.

Função de um coordenador

Para se tornar coordenador de um grupo de oração, se faz necessário assumir algumas funções. Logo, todo coordenador tem por função: evangelizar (sacerdotal, régia e profética), administrar, pastorear, liderar e formar.

OBS: Toda a formação foi fundamentada com a passagem de Mateus 6, 2-21

A formação do coordenador

Sônia Ferreira (Formadora)

As pessoas sentem necessidade de ouvir a Palavra de Deus. Muitas vezes não notamos, mas muitas vezes as pessoas mesmo estando fazendo outras coisas, estão de ouvidos atentos ao que estar sendo dito dentro de um grupo de oração.

Nos grupos de orações aprendemos os princípios cristãos. Devemos ter consciência de que não podemos estar sozinhos, devemos caminha sempre juntos com a Santa Igreja. (ler Documento de Aparecida § 276).

Assim, todo grupo de oração, começando pela coordenação e núcleo deve sempre estar em formação. A formação vai nos capacitar, aprofundando as qualidades que existe dentro de nós. Além de tudo isso, é a formação que nos fará unidos com a RCC e a Igreja Católica.

Um coordenador de grupo de oração deve possuir dentro de si as seguintes características: docilidade, intimidade com Deus, unção (pedir sempre oração das pessoas e a força do Espírito Santo). A partir dessas características é que surge a máxima de que “um grupo de oração é a cara de seu coordenador”. Mas, se um grupo de oração anda sem formações, este começa a apresentar algumas conseqüências: indisciplinas, superficialidade, busca de experiência mística, identidade do movimento.

A formação de um coordenador tem por finalidade caminhar segundo o Espírito Santo de Deus. Existem duas formas de formações:

_Formação Espiritual: fuga do pecado (Lucas 18, 1/ João 15, 15 e I Coríntios 1, 13 ), fazer a vontade de Deus (João 4, 33) e ser conduzido pelo Espírito Santo.

_Formação Doutrinal: Sagrada Escrituras e Sagrado Magistério (Marcos 16, 15)


Nenhum comentário:

Postar um comentário