segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Formação de coordenadores e núcleos: 2º parte


Autoridade espiritual

Seu Camelo (Formador)

Toda autoridade espiritual procede de Deus. Ao entrarmos em conflito com uma autoridade espiritual, estaremos desagradando a Deus.

Deus é quem guia uma pessoa que foi escolhida para ser autoridade, este, nunca deve andar por sua própria conta. Uma autoridade espiritual geralmente recebe um chamado de Deus, ele pedi a Deus forças para conduzir suas ovelhas. Desta forma, existem cinco condições básicas que uma autoridade espiritual deve seguir: 1_ Retidão, interesa de caráter, legalidade, oração e lisura (ler Romanos 4, 3); 2_Relacionamento (ler Efésios 2, João 15, 9-11.20); 3_ Unção (ler I Pedro 1, 5-7); 4_ Fé; 5_ Obediência

Precisamos professar que Jesus é o Senhor, pois Deus nos justifica e nos prepara para toda e qualquer batalha. Da mesma forma devemos estar preparados para partir e para permanecer na missão de servir a Deus. Precisamos também caminhar na retidão e sentir a necessidade de manter um relacionamento com Deus.

A Palavra em I Samuel 15, 22-24 vai nos dizer que devemos ser obedientes às pessoas investidas de autoridade (coordenadores). A desobediência é como o pecado da idolatria. Mas o que é essa obediência? É a busca pelo amor, é a melhor forma para se caminhar retamente. Se não somos obedientes, devemos nos permitir ser podados e curados. Somente assim, seremos incluídos no rebanho que busca a santidade e uma vida em Deus.

Leia as seguintes passagens para conhecer mais sobre obediência:

I Pedro 2, 3-19 (Obediência ao Senhor); I Pedro 5, 5; Romanos 13,1-7 e Jeremias 17, 1-19 (Obediência como dever).

A importância da Palavra de Deus no grupo de oração

João Luís (Formador)

Cada dia fica mais claro para nós, servos, que as coisas dentro de um grupo de oração precisam andar na retidão.

Como vai a pregação em seu grupo de oração? As pessoas realmente têm anunciado e explicado a Palavra de Deus? A partir da pregação, as pessoas têm sentido suas vidas impactadas?

As pessoas atualmente vão ao grupo de oração para conhecer a Palavra e aprender a ter intimidade com Deus. Por essa razão, é de extrema importância que todo grupo de oração tenha a proclamação da Palavra. Faz-se necessário a presença de um pregador ministeriado no Ministério de Pregação dentro de um grupo de oração, pois, as pregações não podem ser mais vazias, as pessoas que buscam Deus não se contentam mais com pregações não fundamentada na Palavra, pregações vazias.

“A Palavra de Deus tem o poder e a capacidade de nos colocar de pé.”

Ler a passagem de Romanos 10, 14-17 (passagem base da formação)

A vida de São Paulo foi mudada pela Palavra de Deus, assim como a nossa vida deve ser mudada e transformada por ela. A Palavra de Deus será entendida pela nossa pregação, mas isso só será possível se dobrarmos nossos joelhos e pedirmos a compreensão a Deus. Devemos ter Jesus como a base de nossa pregação, e fazer com que ela seja sempre querigmática, pois é isso que levará as pessoas a conhecerem o amor de Deus e a sua salvação.

“Todos nós somos anunciadores da Palavra, mas nem todos são pregadores.”

Existe um chamado para cada um de nós. Todo pregador toca uma pessoa por meio de sua pregação. Um pregador deve ser primeiramente chamado para depois pregar.

Devemos estar preparados para pregar, conhecendo bem a Palavra e os documentos da Igreja.

“Encontramos a Palavra de Jesus na Sagrada Escrituras. Lida na Igreja, a Sarada Escritura, palavra do Espírito Santo.” (Doc. De Aparecida § 247)

Não devemos inventar, mas pregar a Palavra de Deus, pois é Ele quem fala nos usando de instrumento.

Ler Isaías 55, crer na Palavra

O momento da Palavra é o momento mais importante de todo o grupo de oração, pois é à hora em que o participante vai ter um encontro com Deus. Se faz necessário também que todo grupo de oração siga o ciclo carismático: louvor, profunda oração e silencio.

Ler João 1, 1

Toda pregação deve ser realizada por meio da oração e fundamentada na Palavra, desta forma, todas essas palavras se tornarão alimento espiritual que todo ser humano necessita.

Ler Lucas 4, 18; Isaías 52, 6-8 e João 20, 17.

Jesus veio em primeiro lugar anunciar, logo, não podemos suprimir a Palavra de Deus em nossos grupos de orações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário