segunda-feira, 19 de março de 2012

COMUNICAÇÃO: FERRAMENTA DE UM EVANGELIZADOR

O que é comunicação? De que forma você conseguiu chegar até o GOU? Lembro de como cheguei a conhecer o GOU. Lembro que na época, Milena e Larissa estavam vivendo um chamado de Deus em suas vidas, esse chamado era a evangelização, e na posição de servos, precisamos ter essa consciência de que todos nós somos chamados a evangelizar, mas não existe evangelização sem a transmissão, difusão, ligação, união ou simplesmente a COMUNICAÇÃO!

O documento 54 da CNBB nos diz que: “A Comunidade de Renovação não encontra sua razão de ser numa necessidade, nem numa tarefa, mas num estado, num modo de existir. A comunidade de Renovação não se forma a parti de certas práticas, nem a partir de uma função, mas a partir de um laço que une existencialmente os cristãos.” (cf. CNBB- Doc. 54, n. 271).

É com o intuito de unir, apertar os laços e cativar a humanidade, que nós, Ministério Universidades Renovadas estamos usufruindo o máximo possível das ferramentas que permitem essa comunicação viva e atual que difunde de forma mais rápida e abrangente uma determinada informação.

Essa informação que será disseminada deve mais do que nunca ser verdadeira. Como cristãos, devemos ter o cuidado de não explanar opiniões nossas que não estão de acordo com aquilo que a Igreja nos orienta, ou seja, devemos estar em comunhão com as doutrinas de nossa Santa Igreja. E afirmo, que ao transmitir a verdade, ao tocar uma pessoa por meio de uma informação e instigá-la a querer melhorar e se entregar em uma vida de santidade, estaremos construindo os primeiros pilares da civilização do amor. Isso é fato que o Catecismo da Igreja Católica nos confirma: “A solidariedade aparece como conseqüência de uma comunicação verdadeira e justa e da livre circulação das idéias que favoreçam o conhecimento e o respeito aos outros.” (CT. 2495)

Desta forma, a equipe de comunicação tem como função:

1_ servir à verdade e não ofender a caridade;

2_ respeitar a natureza dos fatos;

3_ respeitar e ter cuidado com o juízo crítico a respeito das pessoas;

4_ jamais ceder a uma difamação.

Nós, comunicadores de forma geral não podemos ser imparciais. Temos um comprometimento com a verdade e é ela que sempre devemos ter como base. “Direis a verdade e a verdade vos libertará.”

E quais são os meios de comunicação que o Ministério Universidades Renovadas utiliza? Eles têm feito diferença na vida de servos e leigos que não vivem de forma profunda os ensinamentos da Igreja?

O Ministério tem buscado se manter o mais próximo possível da sociedade de modo geral. Não escolhemos somente pessoas que já estão na caminhada junto a nós, mas principalmente aqueles que precisam ter um encontro pessoal com Deus, que precisam viver de forma profunda uma experiência com o Espírito Santo. Logo, devemos nos manter em meio a essas pessoas que geralmente estão nos faces, a onda do momento; o finado Orkut; twiter; blogs e o mais importante de todos, o celular. Outra forma utilizada pelo ministério é os famosos panfletos e cartazes que são colocados nos murais de corredores de toda a universidade.

E aqui eu questiono: quem aqui tem facebook? Vocês têm evangelizado por meio dessa ferramenta? Vocês têm tomado os devidos cuidados ao publicarem toda e qualquer informação? Você tem querigmado? O Senhor sempre dizia que havia vindo pela ovelhas perdidas, e são esses passos que devemos seguir, de evangelizar aqueles que estão distantes do Verbo Divino.

Foco neste momento que temos uma imagem a zelar e que como luquinhas e evangelizadores devemos viver o que pregamos. Evangelizar não é fácil, ser comunicador da verdade revelada não é fácil, pois devemos nos expor há uma sociedade que infelizmente recebe muitas informações ao mesmo tempo. Informações essas que muitas vezes são recheadas de conceitos que nos diminuem com ser humano, que nos tira de princípios retos e castos. Nossa sociedade tem sede de Deus, mas não tem coragem suficiente de beber da verdadeira fonte que requer uma renuncia. Ser comunicador é colidir com o mundo e utilizar de todas as forças, principalmente a que vem do Céu para permanecer em pé; é saber ouvir e separar o joio do trigo.

Nós somos os escolhidos para construir a civilização do amor e onde Deus nos mandar devemos ir sem sentir nenhum medo, ser um servo que viva a Palavra, ou seja, ser o evangelho vivo!

Aline X. Bras

Nenhum comentário:

Postar um comentário